domingo, 13 de janeiro de 2013

HELLOWEEN




Formado na Alemanha em 1984, o Helloween surgiu da reunião dos guitarristas Michael Weikath e Kai Hansen, do baixista Markus Grosskopf e do baterista Ingo Schwichtenberg, que pretendiam fazer um som pesado, mas sem abrir mão do lado melódico, característica de boa parte dos grupos de rock da alemanha. A oportunidade veio com a participação na coletânea Death Metal em 84, quando começaram a aparecer. Com a entrada de Michael Kiske, com apenas 18 anos, em 85, a banda se transformou em um quinteto. Foi quando lançaram o primeiro disco, Walls of Jericho. Keeper of The Seven Keys, Part I e Part II, se tornaram clássicos de todos os tempos do heavy metal. Além da sua música, a banda também ficou conhecida pelas abóboras, típicas das festas de halloween, que ilustram as capas de seus discos. O guitarrista Kai Hansen saiu da banda em 89, dizendo não gostar das imensas turnês. Live the UK, foi o último disco com Kai, que juntamente com Ralf Scheepers criou o Gamma Ray.
Voltando ao Helloween, no lugar de Kai entrou Roland Grapow que participou do Pink Bubbles Go Ape de 1991 que saiu pela EMI. O álbum é bastante diferente dos outros e pela primeira vez não traz a característica abóbora na capa. Mas não foi a capa que desagradou os fãs... Em 1993, o grupo lança Chameleon, outro álbum fraco e ainda enfrentou a saída do baterista Ingo Schwichtenberg (que depois suicidou-se) e os desentendimentos crescentes entre vocalista Mike Kiske com o resto da banda, resultando na saída deste também. Para reformular o grupo, foram chamados Andy Derris (ex-Pink Cream 69) para os vocais e Uli Kusch (ex-Gamma Ray) para a bateria. Com novo contrato assinado com a Castle, o grupo gravou o álbum Master of The Rings (94), que tornou-se um mega sucesso, com mais de 500 mil cópias vendidas. Os leitores da prestigiada revista Burn japonesa elegeram o Helloween como a "Melhor Banda 94/95". Com a boa recepção do público e da crítica, a banda realizou diversas turnês, com lotação esgotada, retomando o sucesso que marcou a primeira fase do Helloween. Em 1995 foi lançado o oitavo disco da banda: The Time of The Oath, que é considerado por muitos como o melhor disco da carreira da banda. Inspirado nas profecias de Nostradamus, o disco traz algumas novidades: A Million To One e Wake Up The Mountain foram compostas pelo baterista UII Kusch. A nova fase rendeu ainda o registro ao vivo High Live. Quando estiveram aqui no Brasil para o Monsters Of Rock de 1996, fizeram um showzaço, com a platéia cantando em coro todas as músicas.
A formação que gravou Better than Raw , em 98, foi: Andi Deris (voz), Roland Grapow (guitarra e voz), Michael Weikath (guitarra), Markus Grosskopf (baixo) e Uli Kusch (bateria). O álbum foi muito bem recebido pelos calorosos e fiéis fãs. Quase todos os integrantes da banda estavam se envolvendo em projetos paralelos, como é o caso de Roland, que com a Roland Grapow's Band, havia lançado seu segundo álbum. O Helloween esteve no Brasil mais uma vez, em 98 para o show da festa da 89 FM, fazendo um grande show, apesar da chuva que caía no Anhembi. Em 2000, a banda lança o sombrio The Dark Ride, produzido em conjunto por Roy Z e Charlie Bauerfeind, muito famosos por trabalharem com grandes nomes do Metal. Após a turnê do álbum, é anunciada a saída de Rolland Grapow e de Uli Kush, sendo que este último foi substituído por Mark Cross. ex- Metalium.A alegação do restante da banda é que os dois estariam dando mais importância para os seus projetos solo do que para o próprio Helloween. O grupo começa a gravar o novo álbum, porém, Mark Cross, foi obrigado a abandonar a banda devido a problemas de saúde e quem assumiu as baquetas no restante das gravações foi ninguém menos do que Mikkey Dee, do Motörhead.O Helloween solta então em 2003, o inédito Rabbits Don't Come Easy e quem fica com o posto de baterista oficial é Stephan Scwarzmann, ex-Running Wild e Accept, enquanto que Sascha Gerstner, ex-Freedom Call, assume as guitarras.
1. Walls Of Jericho (Weikath/Hansen)
2. Ride The Sky (Hansen)
3. Reptile (Weikath)
4. Guardians (Weikath)
5. Phantoms Of Death (Hansen)
6. Metal Invaders (Hansen/Weikath)
7. Gorgar (Hansen/Weikath)
8. Heavy Metal (Is The Law) (Hansen/Weikath)
9. How Many Tears (Weikath)
1. Initation (Hansen)
2. I'm Alive (Hansen)
3. A Little Time (Kiske)
4. Twilight Of The Gods (Hansen)
5. A Tale That Wasn't Right (Weikath)
6. Future World (Hansen)
7. Halloween (Hansen)
8. Follow The Sign (Hansen/Weikath)
1. Invitation (Weikath/Hansen)
2. Eagle Fly Free (Weikath)
3. You Always Walk Alone (Kiske)
4. Rise And Fall (Weikath)
5. Dr. Stein (Weikath)
6. We Got The Right (Kiske)
7. March Of Time (Hansen)
8. I Want Out (Hansen)
9. Keeper Of The Seven Keys (Weikath)
1. Pink Bubbles Go Ape (Kiske)
2. Kids Of The Century (Kiske)
3. Back On The Streets (Grapow/Kiske)
4. Number One (Weikath)
5. Heavy Metal Hamsters (Weikath/Kiske)
6. Goin' Home (Kiske)
7. Someone's Crying (Grapow)
8. Mankind (Grapow/Kiske)
9. I'm Doin Fine Crazy Man (Grosskopf/Grapow)
10. The Chance (Grapow)
11. Your Turn (Kiske)
1. First Time (Weikath)
2. When The Sinner (Kiske)
3. I Don't Wanna Cry No More (Grapow)
4. Crazy Cat (Grapow)
5. Giants (Weikath)
6. Windmill (Weikath)
7. Revolution Now (Weikath)
8. In The Night (Kiske)
9. Music (Grapow)
10. Step Out Of Hell (Grapow)
11. I Believe (Kiske)12. Longing (Kiske)

Nenhum comentário:

Postar um comentário