quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

APOFENIA - DISTOPIAS DESTRUTIVAS



Apofenia é uma banda que se originou em Porto Alegre nos idos de 2009. Formada por Wagner Rodrigues [guitarra], Fábio Ernane [guitarra] e André Vencato [bateria], se manteve praticamente no anonimato até o final de 2011, período que marca suas primeiras apresentações no underground e o lançamento independente do seu primeiro EP [distopias destrutivas] com uma tiragem de apenas 100 cópias.

As canções do EP ‘distopias destrutivas’ são instrumentais, flertam com o post rock e foram gravadas ao vivo. Esta opção foi feita, principalmente, por questões financeiras, uma vez que este procedimento demanda menor tempo em estúdio. Além disso, a idéia foi captar a energia e a dinâmica da banda, com a presença de alguns improvisos e experimentações.

Engana-se quem pensa que irá encontrar neste trabalhovirtuosismos e solos de guitarra e bateria intermináveis. A proposta aqui é outra. A Apofenia está interessada na textura do som [o quão áspera ou lisa pode vir a ser uma nota musical ou ruído anti-musical], no seu peso, na sua transparência ou obscuridão, no seu silêncio... E tudo o que isso pode vir a representar imageticamente e como forma de subversão sonora.

É importante ressaltar que a música ‘1 minuto para o fim’ é uma faixa bônus gravada de forma caseira com uso de software livre, bem no estilo ‘faça você mesmo’ [do it yourself]. Talvez seja o som mais obscuro da banda. Três guitarras com timbres diferentes se entrelaçam para gerar uma composição de aproximadamente 1 minuto. Um detalhe curioso é que em uma das guitarras foi aplicada uma sobreposição enorme de efeitos até se chegar naquele timbre ‘espacial’.


Mais informações sobre a banda: www.myspace.com/apofeniasons 

Nenhum comentário:

Postar um comentário