quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

EMERSON LAKE E PALMER


Works Live primeiro foi lançado como Emerson, Lake and Palmer In Concert. Álbum gravado em 26 agosto 1977, no Estádio Olímpico em Montreal (foto na capa do álbum). Distribuído pela Atlantic Records em outubro de 1979. Posteriormente foi re-lançado como Works Live em 1993.


Em Works Live são adicionadas outras quatro canções que são executadas com uma orquestra, são elas: "Fanfare for the Common Man", "Abaddon's Bolero", "Closer to Believing" e "Tank".


Tracklist:

01 - Introductory Fanfare
02 - Peter Gunn
03 - Tiger In A Spotlight
04 - C'est La Vie
05 - Watching Over You
06 - Maple Leaf Rag
07 - The Enemy God Dance With The Black Spirits
08 - Fanfare For The Common Man
09 - Knife Edge
10 - Show Me The Way To Go Home
11 - Abaddon’s Bolero
12 - Pictures At An Exhibition
13 - Closer to Believing
14 - Piano Concerto N1
15 - Tank (super fast drum solo)




O trio de progressivo sinfônico Emerson, Lake & Palmer foi formado na Inglaterra em 1970. Pouco antes disso, em 1969, o tecladista Keith Emerson do The Nice conhecera o baixista e vocalista Greg Lake do King Crimson após uma jam no Fillmore West. Na época discutiram a possibilidade de um trabalho juntos, mas foi só cerca de 1 ano depois, com a saída de Lake do King Crimson é que resolveram montar um grupo efetivamente. Após ouviram inúmeros bateristas acabaram escolhendo o excelente Carl Palmer, que tocara no bizarro Crazy World Of Arthur Brown.
O primeiro álbum do ELP foi lançado em agosto de 1970 e, logo depois, a banda já tocava no Festival da Ilha de Wight. Em 1971 foi lançado o segundo álbum, "Tarkus", que apontava o caminho que o grupo seguiria. Em seguida, o ELP passa a mostrar mais nitidamente a influência da música clássica ao adaptar a obra de Mussorgsky, "Picture At An Exhibition". Apesar de fazer sucesso diante de uma quantidade cada vez maior de fãs, o ELP nunca teve o devido reconhecimento por parte da crítica. Na seqüência lançaram os álbuns "Trilogy", "Brain Salad Surgery" e o triplo ao vivo "Welcome Back My Friends To The Show That Never Ends".


Nessa época, os 3 integrantes manifestaram interesse em partir para trabalhos solo. Ao invés de se separarem, lançaram o LP duplo "Works", onde 3 lados eram dedicados a cada um dos integrantes e o quarto lado continha as músicas "Fanfare For The Common Man" e "Pirates", gravadas pelo conjunto. O resultado não foi bom e pior, quebrou a união do trio, que só se manteve devido a obrigações contratuais. Como conseqüência foram lançados 2 álbuns tão ruins que até os mais incondicionais fãs renegam: "Works 2" e "Love Beach".
Finalmente, em 1979, a banda se dissolve. Em 1985 Emerson e Lake se unem ao baterista Cozy Powell, lançando um único disco.
Em 1991 Emerson, Lake & Palmer se reúnem e lançam o álbum "Black Moon", seguido de uma turnê de bastante sucesso, cujo fruto foi outro álbum ao vivo, "Live At Royal Albert Hall". Em seguida, voltam ao estúdio e produzem mais um disco, "In The Hot Seat". Então, Keith Emerson desenvolveu uma doenças nas mãos que limitou sua capacidade de tocar e afastou mais uma vez o grupo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário