quarta-feira, 6 de março de 2013

Mötley Crüe





O Mötley Crüe foi formado nos EUA em 1981 pelo baixista Nikki Sixx, o baterista Tommy Lee, o vocalista Vince Neil e o guitarrista Mick Mars, começando a tocar em bares e casas noturnas locais. Sempre muito polêmico, o Mötley Crüe por muitas vezes chamou mais a atenção pelos escândalos que seus membros estiveram envolvidos do que propriamente pela música, por isso sendo chamados de "bad boys of rock'n'roll".
O primeiro foi "Too Fast For Love" de 1982. Em 1983 lançaram "Shout At The Devil", que emplacou alguns hits. Nessa época ocorre o primeiro escândalo: Vince Neil, ao dirigir sob excesso de drogas e álcool sofre um acidente, matando seu amigo Nicholas Dingley, guitarrista do Hanoi Rocks. Vince fica preso durante 1 mês e tem que prestar serviços comunitários. Em 1985 foi a vez de lançarem "Theatre Of Pain" com uma mudança de direcionamento musical para o glam rock que despontava na época. Em 1987 lançaram "Girls, Girls, Girls" saem em turnê mundial. Em meio à turnê, Nikki Sixx tem uma overdose de heroína que quase o leva à morte. No ano seguinte, todos os integrantes do Motley Crüe se internam para tratamento de dependência química.
Em 1989 voltam com tudo naquele que é considerado seu melhor álbum, "Dr. Feelgood", mais pesado e agressivo e com o maior sucesso do grupo, "Kickstart My Heart".


Em 1991 sai a coletânea "Decade of Decadence" e, em seguida, Vince Neil sai da banda devido a brigas internas. Seu substituto é John Corabi. Em 1994 sai o álbum chamado simplesmente "Motley Crüe", o único com os vocais de Corabi, que não alcança boas vendagens.
Em 1997 Vince Neil retorna à banda e é lançado "Generation Swine", outro álbum muito criticado. Saem em turnê, mas agora é a vez do baterista Tommy Lee ser preso e condenado a 1 ano de prisão devido a agressões a sua esposa, a atriz Pamela Anderson. Lee sai da banda em 1999, sendo substituído por Randy Castillo, da banda de Ozzy Osbourne. Pouco tempo depois são divulgados gravações caseiras de Tommy Lee tendo relações sexuais com Pamela Anderson.
Em 2000 é lançado o álbum "New Tattoo", mas Randy Castillo tem que se afastar devido a problemas de saúde, vindo a falecer em 2002, vítima de câncer. A banda anuncia que se afastará por algum tempo e Nikki Sixx monta uma nova banda, Brides Of Destruction.
Em 2005 é lançada essa coletânea que estamos disponibizando para download, com um bom apanhado de toda a carreira do Motley Crüe.

O Mötley Crüe foi oficialmente formado em 1981, quando o baixista Nikki Sixx e o baterista Tommy Lee resolveram largar suas bandas e iniciar um novo projeto. Juntaram-se à dupla o vocalista Vince Neil e o guitarrista Mick Mars, e a banda começou a tocar em bares e casas noturnas locais. Sempre muito polêmico, o Mötley Crüe por muitas vezes chamou mais a atenção pelos escândalos que seus membros estiveram envolvidos do que propriamente pela música, por isso sendo chamados de "bad boys of rock n´ roll". O primeiro álbum da banda, 'Too Fast For Love', foi lançado por uma gravadora independente, a Lethur Records. Logo depois a banda assinou um contrato com a Elektra Records, que fez com que 'Too Fast For Love' fosse remixado e relançado, desta vez com uma melhor qualidade e uma maior divulgação. Em 1983, chega 'Shout At The Devil', o segundo trabalho da banda, que é muito bem produzido e emplaca os hits "Looks That Kill", "Too Young To Fall In Love" e "Ten Seconds To Love", entre outros. Com este álbum os caras alcançam disco de platina e a música começa a ser algo lucrativo.

Mas nem tudo transcorre tão bem como esperado, pois o vocalista Vince Neil, ao dirigir seu automóvel sob influência de excessiva quantidade de álcool e drogas, envolve-se em um acidente no dia 12 de agosto, levando à morte seu amigo Nicholas Dingley, então guitarrista de uma das bandas pioneiras no gênero Glam Rock, o Hanoi Rocks. Vince é preso por 30 dias, no ano 1985, bem como presta serviços comunitários e paga uma multa bem alta. Apesar dos acontecimentos inesperados que fizeram com que o sucesso do Mötley Crüe fosse interrompido, em 1985, sai o terceiro álbum da banda, 'Theatre Of Pain'. O estilo das músicas muda um pouco de direção, flertando com o Glam Rock, gênero que estava no topo e crescia cada vez mais. Deste trabalho, surgiram alguns vídeo-clipes que se tornaram muito populares, pelo número excessivo de vezes que foram colocados na MTV. O principal deles é o vídeo feito para a balada "Home Sweet Home", que fez um estrondoso sucesso na época, fazendo da banda uma das principais do cenário Glam de Los Angeles.

É lançado também um vídeo, Uncensored, contendo imagens inéditas dos integrantes, entrevistas e 5 clipes. Um mais tarde, 'Girls, Girls, Girls' é lançado e o clipe para a faixa título do álbum é imediatamente censurado, pelo conteúdo considerado ofensivo (mulheres fazendo strip). A popularidade da banda aumenta cada vez mais e outros hits emplacam, como "Wild Side". Neste álbum a influência do Glam é deixada de lado. Começa uma grande turnê pelo mundo, mas outra uma vez novos problemas acontecem. As datas de shows no Japão são canceladas, já que Nikki Sixx tem uma overdose de drogas, que por pouco não o leva à morte. No ano seguinte a banda se retira da mídia e todos os membros são internados em clínicas para recuperação de drogados. A volta se dá em 1989, quando novas bandas, das quais a principal era o Guns n´ Roses, passam a apresentar um som mais básico e agressivo, em confronto com o "brilho" do Glam. Naturalmente o Mötley Crüe tende para esta expoente vertente da música e lança o álbum Dr. Feelgood, bem mais agressivo e pesado, talvez o melhor e mais respeitado trabalho da banda.

O hit "Kickstart My Heart" chega ao primeiro lugar da Billboard e se torna música com presença obrigatória em todos os shows, normalmente como música de fechamento, por ser o maior sucesso da carreira da banda. Vale ressaltar que este álbum contou com a produção de Bob Rock, grande produtor de Hard Rock nos anos 80. Com muitas músicas que se tornaram sucesso ao longo da carreira, a banda lança então uma coletânea, 'Decade Of Decadence', com remixes e duas músicas inéditas, "Primal Scream" e "Angela", além de um cover para "Anarchy In The U.K.", dos Sex Pistols. Junto com este lançamento ocorre a saída do vocalista Vince Neil, pois as gravações para um novo álbum não dão certo e a indústria da música começa a investir no Grunge, estilo que o Nirvana apresentou no início da década de 90 e que tomou conta das gravadoras, rádios e canais de televisão, passando por cima do Hard Rock que imperou nos anos 80. John Corabi é escolhido para substituir Neil e, em 1994, sai o novo álbum, simplesmente intitulado Mötley Crüe. Não alcança um grande número de vendas e a turnê também não traz muito lucro. Até que, em 1997, Vince retorna a banda, após alguns álbuns solo, e grava o próximo lançamento da banda, chamado Generation Swine, muito criticado também.

Em 1998, tendo em vista a aceitação muito ruim dos dois últimos álbuns, uma nova coletânea é feita, Greatest Hits, com mais duas músicas inéditas, "Enslaved" e "Bitter Pill". A banda sai em turnê, mas chega a vez de Tommy Lee ser preso, por agressões físicas e discussões com sua esposa, a conhecida Pamela Anderson. É condenado a mais de 1 ano de prisão. Não retorna mais à banda, sendo substituído pelo ex-baterista do Ozzy Osbourne, o talentoso Randy Castilho. Recentemente, todos os álbuns do grupo foram re-lançados, com bonus tracks, agora pela gravadora Motley Records, da própria banda. Foi também lançado um álbum com raridades e músicas nunca antes mostradas, chamado Supersonic and Demonic Relics, assim como o primeiro ao vivo da banda, Live: Entertainment Or Death, em edição dupla. Em 17 de julho de 2000 foi a vez de New Tattoo ser lançado. É o primeiro trabalho de estúdio com Randy Castilho na bateria. Resta dizer que Nikki Sixx, neste período de gravação do novo álbum, criou uma banda paralela, chamada 58, que já teve seu primeiro álbum lançado, mas não sairá em turnê, pois Nikki está mais interessado em escursionar com a Maximum Rock Tour, ao lado de Megadeth e Anthrax.

FRASES: "Quando começamos, queríamos ser a mais grosseira e ensurdecedora banda da história do rock. Faríamos qualquer coisa para chamar a atenção". "Durante o dia, os garotos vão à escola e se sentem dominados. À noite, com a gente, eles ficam loucos. É a hora deles". "Somos a juventude dos Estados Unidos. E juventude é isso: sexo, drogas, pizza e sexo de novo" (Nikki Sixx). "Este disco não tem nada a ver com o demônio. Somos contra ele. Para nós, demônio é qualquer autoridade que diz o que você deve fazer: pais, professores, chefes. Estamos gritando alto para que esses filhos da puta não coloquem vocês para baixo. Essa é a nossa filosofia" (Niki Sixx, sobre o disco Shout At The Devil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário