domingo, 2 de dezembro de 2012

ICED EARTH




O Iced Earth foi formado pelo guitarrista Jon Schaffer em 1984 na Flórida com o nome de Purgatory. Em 1988, após gravarem sua primeira demo, o nome foi mudado para Iced Earth. Desde então a banda veio, passo-a-passo, saindo do anonimato para se tornar um dos grandes nomes do metal dos EUA. Seu som é moldado em uma combinação do thrash metal dos anos 80 com o heavy metal clássico do Iron Maiden. 
O Iced Earth lançou o seu primeiro álbum , homônimo, em 1991. A formação inicial da banda era Jon Schaffer e Randy Shawver nas guitarras, Gene Adam no vocal, Dave Abell no baixo e Mike McGill na bateria. O álbum é pesado e adicionado de passagens acústicas. Para o segundo álbum, "Night of the Stormrider" (1992) os vocais e bateria foram trocados por, respectivamente, John Greely e Richey Secchiari. O disco é conceitual, com a história um de um homem que se sente traído pela religião e se vira contra ela com ódio. As forças do mal unem-se a este homem e passam a utilizá-lo para a realização de suas intenções, colocando-o para disseminar a morte e a destruição na Terra. Com tudo isto, ele não sente nenhum remorso e como recompensa alcança a vida eterna, porém, no Inferno. Aparecem no álbum algumas passagens melódicas com teclado, pianos e corais. A música interage perfeitamente com a história que é contada, nos momentos de alegria, ódio, confusão e tristeza presentes nas letras.


Após três anos sem lançar nenhum trabalho, eis que surge "Burnt Offerings" (1995), com um novo baterista, Rodney Beasley, e um novo vocalista, Matthew Barlow, que viria a se firmar como uma das grandes vozes do heavy metal atual. Este é o álbum mais pesado do Iced Earth, mas mesmo assim conserva o toque melódico característico da banda. É com este disco que o mundo do heavy metal pôde conhecer a obra prima chamada "Dante's Inferno". O Iced Earth continua a amadurecer a sua música e em 1996 lança "The Dark Saga", álbum conceitual baseado na popular história em quadrinhos Spawn. Conta a história de um homem que vende sua alma em troca de saber quem era seu verdadeiro amor na Terra. Mas com isto ele descobre que ela está casada com seu melhor amigo. Então, ele fica completamente sozinho no mundo, e embora fosse um homem bom, estava freqüentemente influenciado pelas forças do mal. Tudo o que ele desejava lhe era negado, até mesmo sua própria morte. Os fãs do Iced Earth estranharam um pouco este álbum pela mudança na musicalidade. A finalidade disso segundo a banda era diminuir a técnica e focalizar a atenção na criação das letras. A música é no geral mais simples, melódica e emotiva do que os álbuns anteriores. E isto não quer dizer que as composições são menos interessantes, muito pelo contrário, uma das mais impressionantes composições da banda aparece neste álbum e se chama "Question of Heaven", que mistura peso com suavidade de uma maneira que dificilmente se pode encontrar em outras músicas.

No ano seguinte foi lançado "Days of Purgatory", álbum duplo com músicas de 1988 a 1994 regravadas na voz de Matthew Barlow. Após o sucesso de "The Dark Saga", todos estavam curiosos para saber qual seria o próximo passo do Iced Earth para crescer na cena heavy metal e os fãs não foram desapontados com o novo cd. "Something Wicked This Way Comes" (1998) é o melhor disco do Iced Earth e um dos melhores discos de heavy metal dos anos 90. Muito mais melódico do que os discos anteriores e sem perder o peso característico, é um tanto quanto melancólico com passagens suaves em meio a riffs e vocais furiosos. O disco ainda possui a trilogia formada por 'Prophecy, 'Birth Of The Wicked' e 'Coming Curse'. Na tour que se seguiu gravaram na Grécia shows que dariam origem ao álbum triplo ao vivo "Alive In Athens". Depois da tour a banda tirou longas férias, tempo suficiente para que Schaffer investisse seus esforços no projeto Demons & Wizards, em parceria com Hansi Kursch, do Blind Guardian. De volta das férias, o novo álbum, "Horror Show", foi lançado em 2001. Esse é uma obra temática, versando sobre contos de terror, sendo que cada uma das 10 faixas é relacionada a um determinado personagem (Drácula, Frankenstein, Jackill & Hyde etc) . Nesse álbum foram apresentados o baixista Steve Di Giorgio (Death, Testament e Sadus) e o baterista Richard Christy (Control Denied, que havia tocado com Schaffer no Demons & Wizards). De bônus, uma versão de "Transylvania" do Iron Maiden.

O lançamento seguinte foi um disco de covers, "Tribute To The Gods", lançado em 2002 com versões de clássicos de Judas Priest, Iron Maiden, Black Sabbath e Kiss, entre outros. 
Em 2003 Matthew Barlow, aparentemente afetado pelos atentados de 11 de setembro de 2002, anunciou que deixaria o grupo para seguir uma carreira longe da música. Apesar de o novo álbum, "The Glorious Burden", já estar praticamente pronto, o lançamento foi adiado e todos os vocais regravados pelo novo vocalista. O escolhido para substituir Barlow foi Tim "Ripper" Owens, que havia sido recentemente desligado do Judas Priest para a volta de Rob Halford. O álbum chega às lojas no início de 2004. O tema desta vez era a guerra civil americana . Durante a tour que se seguiu foi a vez de Richard Christy deixar a banda para seguir carreira como comediante. Seu substituto foi Bobby Jarzombek. Em 2004 foi lançada a coletânea “The Blessed and the Damned”. Em 2005, Schaffer voltou a gravar com Hansi Kürsh em seu projeto Demons & Wizards, dando férias ao Iced Earth.Mas, ao que tudo indica, em breve o Iced Earth entrará em estúdio para iniciar as gravações do próximo álbum.

Um comentário:

  1. Que banda fabulosa!! Como pirava escutar o vocal do Mathew. Uma pena eu ter ficado surdo de uns 2 anos pra cá; um ataque quase mortífero de meningite bacteriana me fez perder a audição por completa. Aos poucos estou ''desaprendendo" tudo o que aprendi na minha vida no Rock, mas jamais irei me esquecer de muitos vocais que curti demais, um deles é do Phill Anselmo, um monstro no mundo THRASH.

    ResponderExcluir