quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Van Halen




Os irmãos Eddie e Alex Van Halen nasceram na Holanda e mudaram-se para a Califórnia ainda crianças, em 1967. Em meio a uma família de músicos profissionais, desde cedo tomaram aulas de piano clássico. Logo, porém, Eddie e Alex passariam a tocar guitarra e bateria, respectivamente. Em 1974, com o vocalista David Lee Roth e o baixista Michael Anthony, montaram a banda Mammoth. O nome foi mudado para Van Halen ao descobrirem que já havia uma outra banda chamada Mammoth. Com um repertório que misturava covers de pop-rock, hard-rock e algumas composições próprias se tornaram rapidamente a banda mais popular do circuito de clubes de Los Angeles. Apesar das performances de palco explosivas do vocalista David Lee Roth o destaque da banda era outro.
Eddie Van Halen começou a chamar a atenção com seu estilo de tocar a guitarra, "martelando" as cordas com ambas as mãos e criando técnicas próprias que ficariam conhecidas posteriormente como tapping, hammer-on e pull-off. A velocidade e precisão de Eddie eram algo inédito até então e ele se tornaria em pouco tempo um dos mais influentes guitarristas modernos. Tendo chamado a atenção de Gene Simons (baixista do Kiss), a banda conseguiu um contrato com a gravadora Warner, lançando o seu primeiro álbum, auto-intitulado, em 1978. O solo de Eruption é considerado por muitos como o melhor solo de todos os tempos e, sem dúvida, revolucionou a maneira de se tocar guitarra. O álbum chegaria a platina. Os discos que se seguiram ("Van Halen II" , "Women And Children First" , "Fair Warning" e "Diver Down") apenas confirmaram a popularidade crescente da banda. O álbum chamado "1984", lançado em 1983, seria o divisor de águas na carreira do Van Halen, que passa ao status de uma das maiores do mundo. A música "Jump" tornou-se seu primeiro hit a chegar ao número 1. Dentro da banda, porém, havia tensão crescente com Roth não se conformando em ser apenas um coadjuvante na banda de Eddie. Com Dave se dedicando demais a um disco solo, "Crazy from the Heat" (que trouxe o hit "Just A Gigolo") e deixando em segundo plano as gravações do Van halen, acabou sendo demitido. Para seu lugar foi chamado Sammy Hagar, que havia cantado na banda Montrose e seguido, posteriormente, uma bem sucedida carreira solo.

Os álbuns lançados na seqüência mantiveram o sucesso da banda, porém já sem o mesmo brilho de antes. Em 1996, após 4 discos de estúdio e 1 ao vivo, é a vez de Sammy Hagar deixar o Van Halen. Chegam a ensaiar a volta de David Lee Roth, que gravou 2 novas músicas para uma coletânea, mas quem assumiu os vocais foi Gary Cherone, ex-Extreme . Cherone gravou apenas um disco, Van Halen III, em 1998 e também deixou o grupo. Desde então, em meios aos problemas de temperamento e saúde de Eddie (alcoolismo e tratamento de um câncer de garganta), a banda não conseguiu estabilizar uma formação definitiva para lançamento de material inédito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário